Festival Nacional da Matemática

Programação

A 3ª edição do #FestMat está cheia de novidades. Confira o que vai rolar!

Todas as Palestras, Mesas Redondas e Apresentações vão acontecer no Palco Inovação!

Navegue pelas datas

Abertura do Evento

Vinícius Mano

Firjan SESI

Como a utilização de ferramentas “gamificadas” apoiou a aprendizagem em Matemática na Escola Firjan SESI

O programa Firjan SESI Matemática é uma iniciativa lançada em 2012, que busca, a partir do uso de recursos concretos e digitais e de ferramentas ‘gamificadas’ o ressignificar as práticas dos professores nas salas de aula, para mostrar que a disciplina é acessível a todos os estudantes, e pode ser interessante, instigante e até divertida.

Depois de pouco mais de 12 anos de atuação do Programa Firjan SESI Matemática, os resultados na disciplina para as escolas Firjan SESI mostram como a mudança de perspectiva no ensino de matemática contribuiu para uma melhor formação dos estudantes.

Quiz OBMEP

Equipe OBMEP

Prepare-se para um desafio emocionante e teste seus conhecimentos em Matemática com o Quiz Pense Rápido, organizado pela OBMEP! Este quiz é uma oportunidade única para demonstrar suas habilidades em diferentes níveis e se divertir em um evento repleto de inovação e tecnologia.
Venha celebrar o poder transformador da matemática e mostrar do que você é capaz. E quem sabe, você ainda pode ganhar prêmios incríveis.

Asla Sá

IMPA TECH

Buscando ver o invisível

O ser humano interage com o mundo através dos sentidos; um deles, em particular, é a visão. As células fotossensíveis presentes no olho humano são sensíveis a uma estreita faixa de sinais eletromagnéticos que ocorrem no espaço tridimensional. No entanto, fenômenos naturais ocorrem em muitas magnitudes eletromagnéticas diferentes. Além disso, na era dos dados, raramente uma base de dados interessante se reduz a apenas três dimensões.

Todos esses fenômenos e dados multidimensionais são, a princípio, invisíveis ao olho humano. No entanto, manipulações matemáticas e computacionais dos fenômenos medidos, bem como dos dados, são capazes de transpor a informação para a faixa visível do espectro eletromagnético e tornar o invisível, visível! Nesta palestra, vou apresentar alguns exemplos desses fenômenos e suas representações visuais.

Marco Moriconi

Universidade Federal Fluminense - UFF

A Ciência de Onde Estamos

Hoje em dia temos acesso a um computador de bolso, o celular, que nos ajuda, entre outras coisas, a nos localizarmos, por meio do Sistema de Posicionamento Global, o GPS. Parece até mágica como o GPS é capaz de nos informar com boa precisão onde estamos. Como isso funciona? Nessa palestra apresentamos um pouco da sua história e da ciência, física e matemática, por trás dessa maravilha tecnológica.

Francis Borges

Firjan SESI Nova Friburgo

Workshop - Dinâmicas e Jogos para a Aula de Matemática

E se os professores de matemática pudessem transformar as aulas de matemática em momentos mais desafiadores e alegres? Este workshop é para os professores empenhados em apoiar os alunos a verem a mágica da vida em suas aulas, objetivando torná-las mais dinâmicas, divertidas e significativas. Nesse encontro, vamos ver na prática 7 atividades do livro “Dinâmicas e Jogos para Aulas de Matemática” para você aplicar com suas turmas.

Carolina Araujo

IMPA

Matemática e Criptografia

A criptografia busca métodos eficientes de se transmitir uma mensagem de forma que ela só possa ser interpretada por seu destinatário legítimo, mesmo se interceptada por terceiros mal-intencionados. Nesta apresentação, discutiremos alguns dos desafios da criptografia moderna e como a matemática tem contribuído para o desenvolvimento de códigos criptográficos eficazes.

Quiz OBMEP

Equipe OBMEP

Prepare-se para um desafio emocionante e teste seus conhecimentos em Matemática com o Quiz Pense Rápido, organizado pela OBMEP! Este quiz é uma oportunidade única para demonstrar suas habilidades em diferentes níveis e se divertir em um evento repleto de inovação e tecnologia.
Venha celebrar o poder transformador da matemática e mostrar do que você é capaz. E quem sabe, você ainda pode ganhar prêmios incríveis.

Henrique Carvalho

FGV

Cubo de Rubik, um passeio pelo número de Deus.

O número de Deus do Cubo de Rubik é uma quantidade de movimentos necessários para resolver o cubo dado qualquer embaralhamento. Para encontrar o Número de Deus do Cubo de Rubik, foram usados estudos na área matemática de Teoria dos Grupos e métodos computacionais para validação.

Benedito Fialho

Instituição .....

Show Matemágico

O “SHOW MATEMÁGICO” é uma performance de palco ao vivo  que inclui mágica, truques, quebra-cabeças e história da matemática.

Meninas Olímpicas do IMPA (MOI)

As Meninas Olímpicas do IMPA irão compartilhar suas experiências com o público do evento. O Projeto MOI - Meninas Olímpicas do IMPA é uma iniciativa que visa a promover a efetiva presença de alunas da Educação Básica em atividades de matemática e ciências visando a que se interessem e se sintam encorajadas para desenvolver carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM).

Emanuella Carneiro

Empresa/instituto/escola

Anna Luisa Sá

Empresa/instituto/escola

Estrela Fontes

Empresa/instituto/escola

Vitória dos Santos

Empresa/instituto/escola

Letícia Rangel

Empresa/instituto/escola

Projeto Xenolinguística

Criando o que não existe para compreender o que existe e/ou compreendendo o que existe para criar o que não existe.

João Victor de Oliveira

IMPA Tech

Mediador

Felipe Giehl

IMPA Tech

Daphny Selchea Santos

IMPA Tech

Suelen Veiga de Oliveira Luiz

IMPA Tech

Cinema 360 graus

Processo de criação, desenvolvimento e produção do vídeo de Realidade Virtual Neferhotep 360.

Bernardo Alevato

Empresa/instituto/escola

Pedro Von Seehausen

Empresa/instituto/escola

Sergio Azevedo

Empresa/instituto/escola

Peça de teatro: Os números e a vida

Coletivo Comum

A peça propõe associações entre comportamentos comuns na adolescência com questões e jogos matemáticos

Quiz OBMEP

Equipe OBMEP

Prepare-se para um desafio emocionante e teste seus conhecimentos em Matemática com o Quiz Pense Rápido, organizado pela OBMEP! Este quiz é uma oportunidade única para demonstrar suas habilidades em diferentes níveis e se divertir em um evento repleto de inovação e tecnologia.
Venha celebrar o poder transformador da matemática e mostrar do que você é capaz. E quem sabe, você ainda pode ganhar prêmios incríveis.

Leonardo Almeida

Google

Inovação e Inteligência Artificial Generativa

A palestra “Inovação e Inteligência Artificial Generativa” destaca o compromisso do Google em liderar a pesquisa e o desenvolvimento de IA. O Gemini, modelo de IA de última geração, exemplifica esse esforço, impulsionando avanços em diversas áreas. O Google enfatiza a importância da responsabilidade no uso da IA, buscando o equilíbrio entre inovação e ética. A sustentabilidade também é central na estratégia do Google Cloud, demonstrando o foco da empresa em soluções tecnológicas que beneficiem tanto a sociedade quanto o planeta.

Paulo Duarte e Hostilio Ribeiro Jr

PD7 Tech

Explorando o futuro com Robôs!

Na palestra “Explorando o Futuro com Robôs!”, Paulo Duarte e Hostilio Ribeiro apresentarão o impacto da robótica na educação e no mercado de trabalho. Eles discutirão como a inovação está moldando o futuro, preparando jovens para um mundo de tecnologia avançada.

Fábio La Selva

Google

Educação em Tecnologia e Cultura Google

Descubra mais sobre as oportunidades que uma formação em tecnologia pode trazer para você, e como funciona a cultura de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Google.

Marcelo Vasconcellos

Fundação Oswaldo Cruz

Jogos, Cultura e Participação

Os jogos acompanham a humanidade há mais de 5000 anos. Nesta palestra, veremos um breve histórico dessa trajetória, dos primeiros jogos encontrados em escavações arqueológicas até os vídeo games contemporâneos. Falaremos dos jogos sérios e da retórica procedimental, a sua capacidade única de expressar mensagens. Apresentaremos como os jogos são capazes tanto de codificar aspectos socioculturais quanto de modelar sistemas de forma dinâmica e intuitiva, tornando o ato de jogar, desde jogos de tabuleiro até jogos digitais, um espaço de diversão, participação e aprendizado.

João Luiz Almeida Glioche

Firjan SESI Maracanã

Lendas Matemáticas

Apresentação do Projeto “Lendas Matemáticas”, da Escola Firjan SESI Maracanã. Jogo de tabuleiro desenvolvido pelos alunos, ganhador de diversas competições escolares. Tem o objetivo de ajudar alunos do 9º ano e Ensino Médio a praticarem matemática de forma divertida e descontraída.

Cristiana Maranhão

empresa

Por que a diversidade é fundamental nas carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática ( STEAM ) no Brasil?

A diversidade é essencial para o Brasil ter mais mulheres no STEAM, pois promove a inovação, o desenvolvimento econômico e a justiça social. Incentivar a participação feminina nessas áreas é fundamental para construir um futuro mais próspero e equitativo para todos. E por isso devemos aplicar estratégias em diferentes frentes para que possamos mudar esse quadro. Essa palestra faz parte de uma das iniciativas educacionais que é disseminar conhecimento sobre o mercado de tecnologia e suas oportunidades.

Tadeu Classe

Unirio

Jogos Digitais: sua ciência exata e aplicações sociais no mundo moderno

Embora jogos digitais envolvam conteúdos de diferentes disciplinas como artes, sociologia e psicologia, é fundamental o papel das ciências exatas também em seu projeto. Neste bate papo, iremos conversar sobre como conceitos matemáticos como planos coordenadas, geometria, modelagem sistêmica, e outras disciplinas como física e pensamento computacional estão presentes na concepção do jogo mais básico ao completo. E, a partir disso, alguns exemplos de como tais jogos podem ser aplicados nos mais diferentes contextos como processos, treinamento, educação, serviços públicos, contribuindo com a ludificação de nossa sociedade.

Quiz OBMEP

Equipe OBMEP

Prepare-se para um desafio emocionante e teste seus conhecimentos em Matemática com o Quiz Pense Rápido, organizado pela OBMEP! Este quiz é uma oportunidade única para demonstrar suas habilidades em diferentes níveis e se divertir em um evento repleto de inovação e tecnologia.
Venha celebrar o poder transformador da matemática e mostrar do que você é capaz. E quem sabe, você ainda pode ganhar prêmios incríveis.

Guilherme Wilson 

RioCard Mais

O Uso da Matemática na Projeção de Demanda e Seus Impactos nas Tarifas de Transportes Públicos

A palestra “O Uso da Matemática na Projeção de Demanda e Seus Impactos nas Tarifas de Transportes Públicos” explora como cálculos matemáticos e estatísticos são aplicadas para prever a demanda por serviços de transporte público. A apresentação aborda modelos matemáticos utilizados para analisar padrões de uso e prever futuras necessidades, e como essas previsões influenciam a definição das tarifas e a alocação de recursos. Discute-se também como uma gestão eficiente baseada em dados pode melhorar a sustentabilidade financeira dos sistemas de transporte e oferecer um serviço mais eficiente para os usuários.

Quiz OBMEP

Equipe OBMEP

Prepare-se para um desafio emocionante e teste seus conhecimentos em Matemática com o Quiz Pense Rápido, organizado pela OBMEP! Este quiz é uma oportunidade única para demonstrar suas habilidades em diferentes níveis e se divertir em um evento repleto de inovação e tecnologia.
Venha celebrar o poder transformador da matemática e mostrar do que você é capaz. E quem sabe, você ainda pode ganhar prêmios incríveis.

Games

O poder dos jogos: como criar jogos pode transformar vidas!

Mediador

Luca Alves

Afroreggae

Marcos Vinicio

Afrogames

Beatriz Santos

Afrogames

Onivaldo Pereira

Afrogames

Projeto Xenolinguística

Criando o que não existe para compreender o que existe e/ou compreendendo o que existe para criar o que não existe

João Victor de Oliveira

IMPA Tech

Mediador

Bianca Zavadisk de Abreu

IMPA Tech

Tomaz de Lucena Cavalcante

IMPA Tech

Sergio Krakowski

Show-Palestra Matemática Aplicada ao Pandeiro

Sergio Krakowski irá apresentar um show musical onde utiliza ferramentas que o permitem interagir com o computador no intuito de aumentar as possibilidades expressivas do Pandeiro. Depois da apresentação musical, o autor irá explicar em linhas gerais como funciona essa interação e discutir os desafios desse tipo de trabalho.

Peça de teatro: Os números e a vida

Coletivo Comum

A peça propõe associações entre comportamentos comuns na adolescência com questões e jogos matemáticos

Luca Alves

Afroreggae/Afrogames

Como a matemática te ajuda a desenvolver jogos

Nesta palestra você vai entender como a matemática pode ser sua aliada no desenvolvimento de jogos, e como ela esta inserida dentro dessa área tão rica e divertida!

Tiago Novello

IMPA

A matemática por trás da computação gráfica

Será explorado conceitos matemáticos (eg. equações, matrizes e trigonometria), fundamentais na modelagem e renderização de cenas 3D. Será apresentado como esses conceitos fornecem as bases de algoritmos usados em filmes, videogames e realidade virtual.

Centro de Projetos e Inovação IMPA

Apresentação dos projetos desenvolvidos pelo Centro Pi.

Francisco Ganacim

Mediador

Leonardo Voltarelli

Marcelo Carneiro

Melvin Poveda

Rodrigo Schuller

Ensino de programação criativa no curso de design na ESDI/UERJ - Estudantes em perspectiva

Nesta mesa redonda, as professoras Bárbara Castro e Alice Tavares da ESDI/UERJ irão conversar com estudantes sobre a experiência de aprender programação criativa no contexto do curso de design. A roda irá iniciar com uma breve apresentação das experiências apresentadas no espaço do MediaLab UERJ no Festival Nacional da Matemática 2024.

Ana Julia Mello

Gustavo Pinheiro

Oli de Borba

Rafaela Costa

Vinicius Correa

Alice Tavares Figueiredo

Jesus Pereira

Barbara Castro

Christopher Gomes

Julyana Salvador

A inovação na história da matemática e na linguagem literária

A inovação na história da matemática e na linguagem literária é o tema deste debate, que reúne dois matemáticos que publicaram livros voltados para o público não especializado: a pesquisadora e escritora Marcella Faria, que lançou Números Naturais pela editora 34, e o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, autor de Histórias da Matemática (Tinta-da-China Brasil).

Mediadora

Carla Almeida

Marcelo Viana

IMPA

Marcella Faria

Inovação em Medicina

Técnicas de Impressão 3D, Realidade Virtual e Realidade Aumentada em Medicina Fetal

Jorge Lopes

INT/PUC/Biodesign

Mediador

Heron Werner

Biodesign Lab Dasa/PUC-Rio

Vinicius Arcoverde

DASA

Marcela Castro Giffoni

Biodesign Lab/PUC-Rio

Lugares de Mulher

Com caráter multidisciplinar, a mesa redonda debaterá a presença feminina nas ciências, tendo em vista os desafios femininos para ocupar espaços majoritariamente dominados por homens e a importância da diversidade para a inovação. Também serão tratadas questões interseccionais e as políticas voltadas à inserção de mulheres na pesquisa.

Ana Paula Nascimento

Pretas na Ciência

Karin Menéndez

UFRJ

Manuela Fantinato

Unirio

Games

O poder dos jogos: como criar jogos pode transformar vidas!

Luca Alves

Afroreggae

Mediador

Marcos Vinicio

Afrogames

Beatriz Santos

Afrogames

Onivaldo Pereira

Afrogames

Matemática e ciência são notícia!

Marcelo Viana

IMPA

Sabine Righetti

Labjor-Unicamp/Bori

Marília Marasciulo

Revista Galileu

Peça de teatro: Os números e a vida

Coletivo Comum

A peça propõe associações entre comportamentos comuns na adolescência com questões e jogos matemáticos

Sergio Krakowski

Show-Palestra Matemática Aplicada ao Pandeiro

Sergio Krakowski irá apresentar um show musical onde utiliza ferramentas que o permitem interagir com o computador no intuito de aumentar as possibilidades expressivas do Pandeiro. Depois da apresentação musical, o autor irá explicar em linhas gerais como funciona essa interação e discutir os desafios desse tipo de trabalho.

Entrega do Prêmio IMPA de Jornalismo

O Prêmio IMPA de Jornalismo chega à sua 7ª edição em 2024. A iniciativa tem como objetivo estimular e reconhecer trabalhos jornalísticos de excelência que aproximam a Matemática, a Ciência e a Tecnologia da sociedade, e é dividida em duas categorias: Matemática e Divulgação Científica.

A matemática tem se consolidado como uma importante ferramenta capaz de enfrentar desafios sociais, ambientais, econômicos e muitos outros. Não à toa, o mercado tem se mostrado aquecido para quem domina a disciplina e outras atividades afins, como estatística, ciência de dados, computação e algoritmos. Diante de um cenário cada vez mais promissor para a carreira, a 7ª edição do Prêmio IMPA vai avaliar trabalhos que explicam a importância da ciência, sua aplicabilidade, avanços obtidos e também a importância da matemática para a sociedade.

Os principais critérios de julgamento são: relevância jornalística do tema, originalidade, profundidade, clareza e qualidade da execução da matéria.

*A cerimônia de premiação será seguida de uma mesa redonda com os premiados. Mais informações na aba "Mesas Redondas".

Programação com Lego

Aprenda programação de forma lúdica com LEGO! As crianças aprenderão conceitos básicos de codificação, como sequenciamento e loops, enquanto fazem o trem parar, mudar de direção, tocar a buzina e muito mais!

Tangran

Mergulhe nas infinitas possibilidades do Tangran! Participe desta divertida oficina e descubra as relações matemáticas por trás das figuras formadas.

 

A Matemática das cores

Explore a fascinante conexão entre matemática e cores! Divirta-se com suportes interativos, crie novas cores somando primárias e aprenda sobre o código HEX dos pixels. Traga as crianças para criar formas coloridas e veja suas silhuetas ganharem vida em diferentes tons!

Origami

Aprenda a arte do origami e crie objetos incríveis! Veja uma exposição dos diversos usos do origami, incluindo sua aplicação em mobiliário.

Atelier 3D

Dê vida aos seus desenhos! Pinte ilustrações em preto e branco, digitalize-as e veja suas criações se transformarem em animações 3D, compondo um cenário virtual colaborativo e personalizado.

Compondo com Matemática

Experimente a magia de compor músicas usando a matemática! Manipule frações, BPM e frequências para criar novas melodias e compartilhe suas criações com a hashtag #FestivaldaMatemática2024.

FESTMAT Quiz

Desafie seus conhecimentos em matemática e inovação no nosso quiz multiplayer! Ganhe prêmios e mostre sua habilidade em responder perguntas no melhor estilo dos jogos de TV.

Espaço Imersivo Centro PI

Conheça os principais projetos do Centro Pi em um ambiente imersivo.

Arena Games

Divirta-se na nossa arena gamer com consoles retrô e modernos, fliperamas, PCs de última geração e muito mais. Venha jogar, competir e se divertir em um ambiente cheio de ação!

Espaço de Realidade Expandida Space-XR

Transporte-se para o Egito Antigo na visita virtual à tumba de Neferhotep criada em parceria pelos laboratórios Visgraf (IMPA), Lapid (Museu Nacional), BioDesign (PUC-Rio) e INT.

Escape Room

Participe do nosso escape room virtual! Resolva problemas de raciocínio lógico e matemática em 3 ambientes desafiadores. Junte-se a outros jogadores e veja quem escapa primeiro!

Futebol de Robôs

Divirta-se com as partidas de futebol com robôs. Durante os intervalos, haverá apresentações especiais sobre robótica, mostrando o potencial e a criatividade que essa tecnologia oferece.

Espaço MOI (Meninas Olímpicas do IMPA)

Desafios matemáticos MOI: quebra-cabeças e jogos que estimulam de forma divertida o raciocínio matemático;

BotsMoi: apresentação dos protótipos de robótica em Arduino desenvolvidos no âmbito do MOI.

Desenhando em 3D: representação a partir de “desenhos” tridimensionais feitos com canetas de impressão.

Mosaico de cubos mágicos: composição de mosaicos a partir de faces diversas de cubos mágicos.

MediaLab/ESDI - UERJ

Instalação interativa 2024 Números Mágicos
Jogo no qual os visitantes usam movimentos corporais com kinect para manipular números e realizar operações matemáticas em uma disputa ágil e divertida.
 
Mostra de Cartazes Interativos
A mostra de cartazes interativos é uma seleção de exercícios de programação criativa realizados por estudantes do curso de design da UERJ sobre conceitos matemáticos com a linguagem Processing.

Matemática para todos

Euclides Path
Os jogadores andam sobre um enorme mapa da antiguidade ocidental enquanto ajudam Euclides a espalhar o conhecimento contido em Os Elementos.

Vectrun
Quatro jogadores se enfrentam numa arena na qual controlam motos que deixam rastros de luz. Para movimentar devem usar cartas de vetores.

SymmyS
Enquanto buscam replicar padrões com peças de Lego os jogadores devem notar os eixos de simetria.

Whole
Uma competição de alquimistas para ver quem é capaz de produzir a poção perfeita através de partes fracionadas.

Resto Ataque
Enquanto viajam no tempo derrotando monstros que invadiram pontos importantes da matemática, os jogadores tem que calcular os restos de algumas divisões para poderem atacar.

TriangleZone
Os jogadores devem associar características de triângulos a diferentes classificações para completar um conjunto ganhador.

Firjan SESI

Roda Quadrada

Você consegue fazer o circuito pedalando nesses triciclos? Aceite o desafio! Nessa atividade, as rodas são quadradas e têm diferentes tamanhos, com lados de comprimentos iguais aos das curvas para garantir um passeio como você nunca viu!

Desvende Padrões em 3D

Desafie seus amigos para desvendar formas em três dimensões, em uma emocionante corrida em tamanho real de modelagem matemática e percepção visual.

PD7 Tech

Robótica

Demonstração dos robôs “Tito Cerimonialista" e “Robô Cão”

Tito Cerimonialista

Tito vai ficar no palco principal, interagindo com o apresentador.

Robô Cão

Ele vai circular pelo evento, interagindo com os participantes. No espaço do estande, o robô cão demonstrará suas habilidades, como subir escadas, entre outras.

Parceria:

Prefeitura do Rio de Janeiro

Inovação e Tecnologia na Educação Carioca

A Secretaria Municipal de Educação, com as equipes dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs) apresenta os projetos o BONDE CONTA e o RECONHECIMENTO FACIAL.

O projeto o Bonde Conta tem o objetivo apresentar a cultura maker dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs) ao público em geral, demonstrando como os alunos aplicam os conteúdos de matemática apresentados em sala de aula na prática do cotidiano.

O projeto de Reconhecimento Facial utilizando a placa de prototipagem Arduíno com programação em PYTON, objetivou desenvolver um sistema de reconhecimento facial para controlar o acesso à escola, permitindo ou negando a entrada de pessoas com base em uma lista de imagens faciais autorizadas.

Parceria:

Afroreggae/Afrogames

Arena Games

Linha do Tempo
Conheça a evolução da tecnologia e do videogme, por meio da matemática. Desde o Pong, passando por Space Invaders/Pacman, os primórdios do Mário chegando até os jogos atuais em gráficos 3D.
 
MathGames ou Jogos Matemáticos
Experimente jogos que exploram a matemática em sua narrativa e jogabilidade, encare o desafio e solucione problemas lógico-matemáticos.
 
AfroGames
Conheça os jogos produzidos pelos alunos do AfroGames ao longo dos anos, apresentando temas como cultura de povos originários, reciclagem, entre outros. 
 
Mundo dos Games
Seção destinada para os jogos mais atuais e relevantes do mercado, como Minecraft e Roblox.

Parceria:

IME

Futebol de Robôs

Divirta-se com as partidas de futebol com robôs. Durante os intervalos, haverá apresentações especiais sobre robótica, mostrando o potencial e a criatividade que essa tecnologia oferece.

Parceria:

MediaLAB UERJ

Instalação Interativa e Mostra de Cartazes

Instalação interativa 2024 Números Mágicos
Jogo no qual os visitantes usam movimentos corporais com kinect para manipular números e realizar operações matemáticas em uma disputa ágil e divertida.
 
Mostra de Cartazes Interativos
A mostra de cartazes interativos é uma seleção de exercícios de programação criativa realizados por estudantes do curso de design da UERJ sobre conceitos matemáticos com a linguagem Processing.

Parceria:

Planetário do Rio

Observação do Sol

Neste período de grande atividade solar, a observação do Sol ao telescópio permitirá contato com proporcionalidade entre os tamanhos do Sol e da Terra.

Parceria:

StudioMETA.ai

Crie seu Avatar

Venha para o mundo mágico da matemática! Crie seu próprio avatar e tire uma foto inesquecível com ele. Explore como a matemática, através de algoritmos e fórmulas, dá vida aos avatares, unindo tecnologia e criatividade. Não perca essa chance de ver a matemática em ação de forma divertida e inovadora!

Parceria:

Conheça o espaço do evento

O evento contará com espaço dinâmico, com diversas atividades simultâneas:

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