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Palestras
Abertura do Evento
- 45min
- 09:00 - 09:45
Vinícius Mano
Firjan SESI
Como a utilização de ferramentas “gamificadas” apoiou a aprendizagem em Matemática na Escola Firjan SESI
O programa Firjan SESI Matemática é uma iniciativa lançada em 2012, que busca, a partir do uso de recursos concretos e digitais e de ferramentas ‘gamificadas’ o ressignificar as práticas dos professores nas salas de aula, para mostrar que a disciplina é acessível a todos os estudantes, e pode ser interessante, instigante e até divertida.
Depois de pouco mais de 12 anos de atuação do Programa Firjan SESI Matemática, os resultados na disciplina para as escolas Firjan SESI mostram como a mudança de perspectiva no ensino de matemática contribuiu para uma melhor formação dos estudantes.
- 30min
- 09:45 - 10:15
Quiz OBMEP
Equipe OBMEP
Prepare-se para um desafio emocionante e teste seus conhecimentos em Matemática com o Quiz Pense Rápido, organizado pela OBMEP! Este quiz é uma oportunidade única para demonstrar suas habilidades em diferentes níveis e se divertir em um evento repleto de inovação e tecnologia.
Venha celebrar o poder transformador da matemática e mostrar do que você é capaz. E quem sabe, você ainda pode ganhar prêmios incríveis.
- 30min
- 10:15 - 10:45
Asla Sá
IMPA TECH
Buscando ver o invisível
O ser humano interage com o mundo através dos sentidos; um deles, em particular, é a visão. As células fotossensíveis presentes no olho humano são sensíveis a uma estreita faixa de sinais eletromagnéticos que ocorrem no espaço tridimensional. No entanto, fenômenos naturais ocorrem em muitas magnitudes eletromagnéticas diferentes. Além disso, na era dos dados, raramente uma base de dados interessante se reduz a apenas três dimensões.
Todos esses fenômenos e dados multidimensionais são, a princípio, invisíveis ao olho humano. No entanto, manipulações matemáticas e computacionais dos fenômenos medidos, bem como dos dados, são capazes de transpor a informação para a faixa visível do espectro eletromagnético e tornar o invisível, visível! Nesta palestra, vou apresentar alguns exemplos desses fenômenos e suas representações visuais.
- 30min
- 11:30 - 12:00
Marco Moriconi
Universidade Federal Fluminense - UFF
A Ciência de Onde Estamos
Hoje em dia temos acesso a um computador de bolso, o celular, que nos ajuda, entre outras coisas, a nos localizarmos, por meio do Sistema de Posicionamento Global, o GPS. Parece até mágica como o GPS é capaz de nos informar com boa precisão onde estamos. Como isso funciona? Nessa palestra apresentamos um pouco da sua história e da ciência, física e matemática, por trás dessa maravilha tecnológica.
- 30min
- 13:00 - 13:30
Francis Borges
Firjan SESI Nova Friburgo
Workshop - Dinâmicas e Jogos para a Aula de Matemática
E se os professores de matemática pudessem transformar as aulas de matemática em momentos mais desafiadores e alegres? Este workshop é para os professores empenhados em apoiar os alunos a verem a mágica da vida em suas aulas, objetivando torná-las mais dinâmicas, divertidas e significativas. Nesse encontro, vamos ver na prática 7 atividades do livro “Dinâmicas e Jogos para Aulas de Matemática” para você aplicar com suas turmas.
- 30min
- 13:30 - 14:00
Carolina Araujo
IMPA
Matemática e Criptografia
A criptografia busca métodos eficientes de se transmitir uma mensagem de forma que ela só possa ser interpretada por seu destinatário legítimo, mesmo se interceptada por terceiros mal-intencionados. Nesta apresentação, discutiremos alguns dos desafios da criptografia moderna e como a matemática tem contribuído para o desenvolvimento de códigos criptográficos eficazes.
- 30min
- 14:00 - 14:30
Quiz OBMEP
Equipe OBMEP
Prepare-se para um desafio emocionante e teste seus conhecimentos em Matemática com o Quiz Pense Rápido, organizado pela OBMEP! Este quiz é uma oportunidade única para demonstrar suas habilidades em diferentes níveis e se divertir em um evento repleto de inovação e tecnologia.
Venha celebrar o poder transformador da matemática e mostrar do que você é capaz. E quem sabe, você ainda pode ganhar prêmios incríveis.
- 30min
- 15:30 - 16:00
Henrique Carvalho
FGV
Cubo de Rubik, um passeio pelo número de Deus.
O número de Deus do Cubo de Rubik é uma quantidade de movimentos necessários para resolver o cubo dado qualquer embaralhamento. Para encontrar o Número de Deus do Cubo de Rubik, foram usados estudos na área matemática de Teoria dos Grupos e métodos computacionais para validação.
- 30min
- 18:00 - 18:30
Benedito Fialho
Instituição .....
Show Matemágico
O “SHOW MATEMÁGICO” é uma performance de palco ao vivo que inclui mágica, truques, quebra-cabeças e história da matemática.
- 30min
- 18:30 - 19:00
Mesas Redondas
Meninas Olímpicas do IMPA (MOI)
As Meninas Olímpicas do IMPA irão compartilhar suas experiências com o público do evento. O Projeto MOI - Meninas Olímpicas do IMPA é uma iniciativa que visa a promover a efetiva presença de alunas da Educação Básica em atividades de matemática e ciências visando a que se interessem e se sintam encorajadas para desenvolver carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM).
- 45min
- 10:45 - 11:30
Emanuella Carneiro
Empresa/instituto/escola
Anna Luisa Sá
Empresa/instituto/escola
Estrela Fontes
Empresa/instituto/escola
Vitória dos Santos
Empresa/instituto/escola
Letícia Rangel
Empresa/instituto/escola
Projeto Xenolinguística
Criando o que não existe para compreender o que existe e/ou compreendendo o que existe para criar o que não existe.
- 45min
- 12:15 - 13:00
João Victor de Oliveira
IMPA Tech
Mediador
Felipe Giehl
IMPA Tech
Daphny Selchea Santos
IMPA Tech
Suelen Veiga de Oliveira Luiz
IMPA Tech
Cinema 360 graus
Processo de criação, desenvolvimento e produção do vídeo de Realidade Virtual Neferhotep 360.
- 45min
- 14:30 - 15:15
Bernardo Alevato
Empresa/instituto/escola
Pedro Von Seehausen
Empresa/instituto/escola
Sergio Azevedo
Empresa/instituto/escola
Apresentações
Peça de teatro: Os números e a vida
Coletivo Comum
A peça propõe associações entre comportamentos comuns na adolescência com questões e jogos matemáticos
- 1h15min
- 16:30 - 17:45
Palestras
Quiz OBMEP
Equipe OBMEP
Prepare-se para um desafio emocionante e teste seus conhecimentos em Matemática com o Quiz Pense Rápido, organizado pela OBMEP! Este quiz é uma oportunidade única para demonstrar suas habilidades em diferentes níveis e se divertir em um evento repleto de inovação e tecnologia.
Venha celebrar o poder transformador da matemática e mostrar do que você é capaz. E quem sabe, você ainda pode ganhar prêmios incríveis.
- 45min
- 09:00 - 09:45
Leonardo Almeida
Inovação e Inteligência Artificial Generativa
- 30min
- 09:45 - 10:15
Paulo Duarte e Hostilio Ribeiro Jr
PD7 Tech
Explorando o futuro com Robôs!
Na palestra “Explorando o Futuro com Robôs!”, Paulo Duarte e Hostilio Ribeiro apresentarão o impacto da robótica na educação e no mercado de trabalho. Eles discutirão como a inovação está moldando o futuro, preparando jovens para um mundo de tecnologia avançada.
- 30min
- 10:15 - 10:45
Fábio La Selva
Educação em Tecnologia e Cultura Google
Descubra mais sobre as oportunidades que uma formação em tecnologia pode trazer para você, e como funciona a cultura de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Google.
- 30min
- 11:30 - 12:00
Marcelo Vasconcellos
Fundação Oswaldo Cruz
Jogos, Cultura e Participação
Os jogos acompanham a humanidade há mais de 5000 anos. Nesta palestra, veremos um breve histórico dessa trajetória, dos primeiros jogos encontrados em escavações arqueológicas até os vídeo games contemporâneos. Falaremos dos jogos sérios e da retórica procedimental, a sua capacidade única de expressar mensagens. Apresentaremos como os jogos são capazes tanto de codificar aspectos socioculturais quanto de modelar sistemas de forma dinâmica e intuitiva, tornando o ato de jogar, desde jogos de tabuleiro até jogos digitais, um espaço de diversão, participação e aprendizado.
- 30min
- 13:00 - 13:30
João Luiz Almeida Glioche
Firjan SESI Maracanã
Lendas Matemáticas
Apresentação do Projeto “Lendas Matemáticas”, da Escola Firjan SESI Maracanã. Jogo de tabuleiro desenvolvido pelos alunos, ganhador de diversas competições escolares. Tem o objetivo de ajudar alunos do 9º ano e Ensino Médio a praticarem matemática de forma divertida e descontraída.
- 30min
- 13:30 - 14:00
Cristiana Maranhão
empresa
Por que a diversidade é fundamental nas carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática ( STEAM ) no Brasil?
A diversidade é essencial para o Brasil ter mais mulheres no STEAM, pois promove a inovação, o desenvolvimento econômico e a justiça social. Incentivar a participação feminina nessas áreas é fundamental para construir um futuro mais próspero e equitativo para todos. E por isso devemos aplicar estratégias em diferentes frentes para que possamos mudar esse quadro. Essa palestra faz parte de uma das iniciativas educacionais que é disseminar conhecimento sobre o mercado de tecnologia e suas oportunidades.
- 30min
- 14:00 - 14:30
Tadeu Classe
Unirio
Jogos Digitais: sua ciência exata e aplicações sociais no mundo moderno
Embora jogos digitais envolvam conteúdos de diferentes disciplinas como artes, sociologia e psicologia, é fundamental o papel das ciências exatas também em seu projeto. Neste bate papo, iremos conversar sobre como conceitos matemáticos como planos coordenadas, geometria, modelagem sistêmica, e outras disciplinas como física e pensamento computacional estão presentes na concepção do jogo mais básico ao completo. E, a partir disso, alguns exemplos de como tais jogos podem ser aplicados nos mais diferentes contextos como processos, treinamento, educação, serviços públicos, contribuindo com a ludificação de nossa sociedade.
- 30min
- 14:30 - 15:00
Quiz OBMEP
Equipe OBMEP
Prepare-se para um desafio emocionante e teste seus conhecimentos em Matemática com o Quiz Pense Rápido, organizado pela OBMEP! Este quiz é uma oportunidade única para demonstrar suas habilidades em diferentes níveis e se divertir em um evento repleto de inovação e tecnologia.
Venha celebrar o poder transformador da matemática e mostrar do que você é capaz. E quem sabe, você ainda pode ganhar prêmios incríveis.
- 30min
- 15:30 - 16:00
Guilherme Wilson
RioCard Mais
O Uso da Matemática na Projeção de Demanda e Seus Impactos nas Tarifas de Transportes Públicos
A palestra “O Uso da Matemática na Projeção de Demanda e Seus Impactos nas Tarifas de Transportes Públicos” explora como cálculos matemáticos e estatísticos são aplicadas para prever a demanda por serviços de transporte público. A apresentação aborda modelos matemáticos utilizados para analisar padrões de uso e prever futuras necessidades, e como essas previsões influenciam a definição das tarifas e a alocação de recursos. Discute-se também como uma gestão eficiente baseada em dados pode melhorar a sustentabilidade financeira dos sistemas de transporte e oferecer um serviço mais eficiente para os usuários.
- 30min
- 18:00 - 18:30
Quiz OBMEP
Equipe OBMEP
Prepare-se para um desafio emocionante e teste seus conhecimentos em Matemática com o Quiz Pense Rápido, organizado pela OBMEP! Este quiz é uma oportunidade única para demonstrar suas habilidades em diferentes níveis e se divertir em um evento repleto de inovação e tecnologia.
Venha celebrar o poder transformador da matemática e mostrar do que você é capaz. E quem sabe, você ainda pode ganhar prêmios incríveis.
- 30min
- 18:30 - 19:00
Mesas Redondas
Games
O poder dos jogos: como criar jogos pode transformar vidas!
- 45min
- 10:45 - 11:30
Mediador
Luca Alves
Afroreggae
Marcos Vinicio
Afrogames
Beatriz Santos
Afrogames
Onivaldo Pereira
Afrogames
Projeto Xenolinguística
Criando o que não existe para compreender o que existe e/ou compreendendo o que existe para criar o que não existe
- 45min
- 12:15 - 13:00
João Victor de Oliveira
IMPA Tech
Mediador
Bianca Zavadisk de Abreu
IMPA Tech
Tomaz de Lucena Cavalcante
IMPA Tech
Apresentações
Sergio Krakowski
Show-Palestra Matemática Aplicada ao Pandeiro
Sergio Krakowski irá apresentar um show musical onde utiliza ferramentas que o permitem interagir com o computador no intuito de aumentar as possibilidades expressivas do Pandeiro. Depois da apresentação musical, o autor irá explicar em linhas gerais como funciona essa interação e discutir os desafios desse tipo de trabalho.
- 30min
- 15:00 - 15:30
Peça de teatro: Os números e a vida
Coletivo Comum
A peça propõe associações entre comportamentos comuns na adolescência com questões e jogos matemáticos
- 1h15min
- 16:30 - 17:45
Palestras
Luca Alves
Afroreggae/Afrogames
Como a matemática te ajuda a desenvolver jogos
Nesta palestra você vai entender como a matemática pode ser sua aliada no desenvolvimento de jogos, e como ela esta inserida dentro dessa área tão rica e divertida!
- 30min
- 11:45 - 12:15
Tiago Novello
IMPA
A matemática por trás da computação gráfica
Será explorado conceitos matemáticos (eg. equações, matrizes e trigonometria), fundamentais na modelagem e renderização de cenas 3D. Será apresentado como esses conceitos fornecem as bases de algoritmos usados em filmes, videogames e realidade virtual.
- 30min
- 16:00 - 16:30
Mesas Redondas
Centro de Projetos e Inovação IMPA
Apresentação dos projetos desenvolvidos pelo Centro Pi.
- 45min
- 12:15 - 13:00
Francisco Ganacim
Mediador
Leonardo Voltarelli
Marcelo Carneiro
Melvin Poveda
Rodrigo Schuller
Ensino de programação criativa no curso de design na ESDI/UERJ - Estudantes em perspectiva
Nesta mesa redonda, as professoras Bárbara Castro e Alice Tavares da ESDI/UERJ irão conversar com estudantes sobre a experiência de aprender programação criativa no contexto do curso de design. A roda irá iniciar com uma breve apresentação das experiências apresentadas no espaço do MediaLab UERJ no Festival Nacional da Matemática 2024.
- 45min
- 13:00 - 13:45
Ana Julia Mello
Gustavo Pinheiro
Oli de Borba
Rafaela Costa
Vinicius Correa
Alice Tavares Figueiredo
Jesus Pereira
Barbara Castro
Christopher Gomes
Julyana Salvador
A inovação na história da matemática e na linguagem literária
A inovação na história da matemática e na linguagem literária é o tema deste debate, que reúne dois matemáticos que publicaram livros voltados para o público não especializado: a pesquisadora e escritora Marcella Faria, que lançou Números Naturais pela editora 34, e o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, autor de Histórias da Matemática (Tinta-da-China Brasil).
- 45min
- 13:45 - 14:30
Mediadora
Carla Almeida
Marcelo Viana
IMPA
Marcella Faria
Inovação em Medicina
Técnicas de Impressão 3D, Realidade Virtual e Realidade Aumentada em Medicina Fetal
- 45min
- 14:30 - 15:15
Jorge Lopes
INT/PUC/Biodesign
Mediador
Heron Werner
Biodesign Lab Dasa/PUC-Rio
Vinicius Arcoverde
DASA
Marcela Castro Giffoni
Biodesign Lab/PUC-Rio
Lugares de Mulher
Com caráter multidisciplinar, a mesa redonda debaterá a presença feminina nas ciências, tendo em vista os desafios femininos para ocupar espaços majoritariamente dominados por homens e a importância da diversidade para a inovação. Também serão tratadas questões interseccionais e as políticas voltadas à inserção de mulheres na pesquisa.
- 45min
- 15:15 - 16:00
Ana Paula Nascimento
Pretas na Ciência
Karin Menéndez
UFRJ
Manuela Fantinato
Unirio
Games
O poder dos jogos: como criar jogos pode transformar vidas!
- 45min
- 17:00 - 17:45
Luca Alves
Afroreggae
Mediador
Marcos Vinicio
Afrogames
Beatriz Santos
Afrogames
Onivaldo Pereira
Afrogames
Matemática e ciência são notícia!
- 1 hora
- 19:00 - 20:00
Marcelo Viana
IMPA
Sabine Righetti
Labjor-Unicamp/Bori
Marília Marasciulo
Revista Galileu
Apresentações
Peça de teatro: Os números e a vida
Coletivo Comum
A peça propõe associações entre comportamentos comuns na adolescência com questões e jogos matemáticos
- 1h15min
- 10:15 - 11:30
Sergio Krakowski
Show-Palestra Matemática Aplicada ao Pandeiro
Sergio Krakowski irá apresentar um show musical onde utiliza ferramentas que o permitem interagir com o computador no intuito de aumentar as possibilidades expressivas do Pandeiro. Depois da apresentação musical, o autor irá explicar em linhas gerais como funciona essa interação e discutir os desafios desse tipo de trabalho.
- 30min
- 16:30 - 17:00
Entrega do Prêmio IMPA de Jornalismo
O Prêmio IMPA de Jornalismo chega à sua 7ª edição em 2024. A iniciativa tem como objetivo estimular e reconhecer trabalhos jornalísticos de excelência que aproximam a Matemática, a Ciência e a Tecnologia da sociedade, e é dividida em duas categorias: Matemática e Divulgação Científica.
A matemática tem se consolidado como uma importante ferramenta capaz de enfrentar desafios sociais, ambientais, econômicos e muitos outros. Não à toa, o mercado tem se mostrado aquecido para quem domina a disciplina e outras atividades afins, como estatística, ciência de dados, computação e algoritmos. Diante de um cenário cada vez mais promissor para a carreira, a 7ª edição do Prêmio IMPA vai avaliar trabalhos que explicam a importância da ciência, sua aplicabilidade, avanços obtidos e também a importância da matemática para a sociedade.
Os principais critérios de julgamento são: relevância jornalística do tema, originalidade, profundidade, clareza e qualidade da execução da matéria.
*A cerimônia de premiação será seguida de uma mesa redonda com os premiados. Mais informações na aba "Mesas Redondas".
- 2h15min
- 17:45 - 20:00
Experiências
Programação com Lego
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Aprenda programação de forma lúdica com LEGO! As crianças aprenderão conceitos básicos de codificação, como sequenciamento e loops, enquanto fazem o trem parar, mudar de direção, tocar a buzina e muito mais!
Tangran
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Mergulhe nas infinitas possibilidades do Tangran! Participe desta divertida oficina e descubra as relações matemáticas por trás das figuras formadas.
A Matemática das cores
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Explore a fascinante conexão entre matemática e cores! Divirta-se com suportes interativos, crie novas cores somando primárias e aprenda sobre o código HEX dos pixels. Traga as crianças para criar formas coloridas e veja suas silhuetas ganharem vida em diferentes tons!
Origami
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Aprenda a arte do origami e crie objetos incríveis! Veja uma exposição dos diversos usos do origami, incluindo sua aplicação em mobiliário.
Atelier 3D
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Dê vida aos seus desenhos! Pinte ilustrações em preto e branco, digitalize-as e veja suas criações se transformarem em animações 3D, compondo um cenário virtual colaborativo e personalizado.
Compondo com Matemática
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Experimente a magia de compor músicas usando a matemática! Manipule frações, BPM e frequências para criar novas melodias e compartilhe suas criações com a hashtag #FestivaldaMatemática2024.
FESTMAT Quiz
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Desafie seus conhecimentos em matemática e inovação no nosso quiz multiplayer! Ganhe prêmios e mostre sua habilidade em responder perguntas no melhor estilo dos jogos de TV.
Espaço Imersivo Centro PI
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Conheça os principais projetos do Centro Pi em um ambiente imersivo.
Arena Games
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Divirta-se na nossa arena gamer com consoles retrô e modernos, fliperamas, PCs de última geração e muito mais. Venha jogar, competir e se divertir em um ambiente cheio de ação!
Espaço de Realidade Expandida Space-XR
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Transporte-se para o Egito Antigo na visita virtual à tumba de Neferhotep criada em parceria pelos laboratórios Visgraf (IMPA), Lapid (Museu Nacional), BioDesign (PUC-Rio) e INT.
Escape Room
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Participe do nosso escape room virtual! Resolva problemas de raciocínio lógico e matemática em 3 ambientes desafiadores. Junte-se a outros jogadores e veja quem escapa primeiro!
Futebol de Robôs
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Divirta-se com as partidas de futebol com robôs. Durante os intervalos, haverá apresentações especiais sobre robótica, mostrando o potencial e a criatividade que essa tecnologia oferece.
Espaço MOI (Meninas Olímpicas do IMPA)
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Desafios matemáticos MOI: quebra-cabeças e jogos que estimulam de forma divertida o raciocínio matemático;
BotsMoi: apresentação dos protótipos de robótica em Arduino desenvolvidos no âmbito do MOI.
Desenhando em 3D: representação a partir de “desenhos” tridimensionais feitos com canetas de impressão.
Mosaico de cubos mágicos: composição de mosaicos a partir de faces diversas de cubos mágicos.
MediaLab/ESDI - UERJ
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Matemática para todos
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Euclides Path
Os jogadores andam sobre um enorme mapa da antiguidade ocidental enquanto ajudam Euclides a espalhar o conhecimento contido em Os Elementos.
Vectrun
Quatro jogadores se enfrentam numa arena na qual controlam motos que deixam rastros de luz. Para movimentar devem usar cartas de vetores.
SymmyS
Enquanto buscam replicar padrões com peças de Lego os jogadores devem notar os eixos de simetria.
Whole
Uma competição de alquimistas para ver quem é capaz de produzir a poção perfeita através de partes fracionadas.
Resto Ataque
Enquanto viajam no tempo derrotando monstros que invadiram pontos importantes da matemática, os jogadores tem que calcular os restos de algumas divisões para poderem atacar.
TriangleZone
Os jogadores devem associar características de triângulos a diferentes classificações para completar um conjunto ganhador.
Espaço Parceiro Estratégico
Firjan SESI
Roda Quadrada
Você consegue fazer o circuito pedalando nesses triciclos? Aceite o desafio! Nessa atividade, as rodas são quadradas e têm diferentes tamanhos, com lados de comprimentos iguais aos das curvas para garantir um passeio como você nunca viu!
- a partir de 4 anos
- máximo de 5 minutos
- máxima de 2 participantes
Desvende Padrões em 3D
Desafie seus amigos para desvendar formas em três dimensões, em uma emocionante corrida em tamanho real de modelagem matemática e percepção visual.
- a partir de 8 anos
- máximo de 5 minutos
- máxima de 2 participantes
Espaço Parceiros
PD7 Tech
Robótica
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Demonstração dos robôs “Tito Cerimonialista" e “Robô Cão”
Tito Cerimonialista
Tito vai ficar no palco principal, interagindo com o apresentador.
Robô Cão
Ele vai circular pelo evento, interagindo com os participantes. No espaço do estande, o robô cão demonstrará suas habilidades, como subir escadas, entre outras.
Parceria:
Prefeitura do Rio de Janeiro
Inovação e Tecnologia na Educação Carioca
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A Secretaria Municipal de Educação, com as equipes dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs) apresenta os projetos o BONDE CONTA e o RECONHECIMENTO FACIAL.
O projeto o Bonde Conta tem o objetivo apresentar a cultura maker dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs) ao público em geral, demonstrando como os alunos aplicam os conteúdos de matemática apresentados em sala de aula na prática do cotidiano.
O projeto de Reconhecimento Facial utilizando a placa de prototipagem Arduíno com programação em PYTON, objetivou desenvolver um sistema de reconhecimento facial para controlar o acesso à escola, permitindo ou negando a entrada de pessoas com base em uma lista de imagens faciais autorizadas.
Parceria:
Afroreggae/Afrogames
Arena Games
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Parceria:
IME
Futebol de Robôs
MediaLAB UERJ
Instalação Interativa e Mostra de Cartazes
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Parceria:
Planetário do Rio
Observação do Sol
StudioMETA.ai
Crie seu Avatar
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Venha para o mundo mágico da matemática! Crie seu próprio avatar e tire uma foto inesquecível com ele. Explore como a matemática, através de algoritmos e fórmulas, dá vida aos avatares, unindo tecnologia e criatividade. Não perca essa chance de ver a matemática em ação de forma divertida e inovadora!
Parceria:
Conheça o espaço do evento
O evento contará com espaço dinâmico, com diversas atividades simultâneas: