Impacto Social, Sustentabilidade e Acessibilidade
Desde 2022, o Festival traz alguns pilares importantes relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do evento e, claro, do IMPA também!
Acessibilidade, Sustentabilidade e Inclusão são temas presentes na nossa pauta e diretamente relacionadas ao impacto social do evento.
Conheça algumas das iniciativas já realizadas.
Temos a preocupação de fazer um evento acessível a todas e todos. Seguimos as normas de acessibilidade com rampas de acesso, elevador, ambientes abertos e com boa área de circulação.
Os ônibus escolares estacionavam em uma área ao lado da Marina, proporcionando às crianças um embarque e desembarque seguro e acessível.
Contratação de empresa especializada na coleta e descarte correto dos resíduos recicláveis e não recicláveis. A empresa contatada tinha como princípio a minimização dos impactos ambientais, inclusão social e geração de trabalho e renda.
Foram recolhidos 502,8kg de resíduos recicláveis que seguiram para as cooperativas de catadores. Os resíduos não recicláveis foram encaminhados para o aterro sanitário, conforme norma ABNTnº10.004.
- Plásticos: 339,3 kg
- Papelão: 131 kg
- Alumínio: 32,5 kg
Outro ponto relacionado à sustentabilidade foi a opção por uma cenografia com ambientes mais abertos e utilização de elementos de baixo impacto ambiental.
Foram distribuição de lixeiras para recicláveis e para resíduos orgânicos ao longo de todo evento.
Palco ‘Matemática para Todos’ voltado para palestras de 15 minutos com temas e assuntos diferentes, trazendo oportunidade para palestrantes de diversas partes do Brasil se apresentarem.
Exposição interativa, com objetos manipuláveis e sinalização em Braille.
Oficinas inclusivas apresentadas pelo Laboratório de Ensino de Matemática (UNILA); Mandalas da Multiplicação, da Escola Waldorf Municipal Cecília Meireles; Oficina Cognição e Lógica, do Museu Itinerante de Neurociências.
Apresentação da peça de teatro ‘Paracelso, o fenomenal’ com linguagem brasileira de sinais.
Participação de uma voluntária com autismo na equipe de voluntários.
O Festival contou com a visitação de 167 escolas, sendo majoritariamente escolas públicas (81,4%), seguidas pelas escolas Sesi (9,6%) e escolas privadas (9%). O impacto social gerado atingiu aproximadamente 8 mil estudantes e professores nos dois dias de evento voltados para visitação escolar.